terça-feira, 4 de agosto de 2015

TCC - A SAGA #5 - Projeto CUCA Porangabussu






O projeto trata da previsão de um Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (CUCA) em um terreno localizado na orla da Lagoa de Porangabussu. O objetivo desta intervenção é promover a revitalização de seu entorno, o qual encontra-se abandonado, apresentando evidências de degradação dos seus espaços públicos, poluição de seu manancial hídrico, assim como prejuízos à juventude local pelos preocupantes indices de envolvimento com drogas.

Este equipamento é voltado para um público específico (jovens entre 15 a 29 anos), sendo assim, foram  previstos em seu Programa de Necessidades um variado leque de atividades que cumprem as diretrizes já apresentadas no post anterior, valendo lembrar: Informar, Discutir, Criar, Recrear e Preservar. Apesar do foco deste equipamento estar direcionado para a juventude de áreas socialmente fragilizadas, ressalta-se que a comunidade local também foi contemplada na proposta dessa intervenção, tanto na escala do edifício quanto na escala do entorno da lagoa.


O terreno escolhido para intervenção proporciona boas possibilidades: foi delimitada uma área 2 hectares, cuja testada é voltada para a lagoa. Sua topografia proporciona uma declividade de 2 metros, que pode foi aproveitada no projeto para configuração de importantes espaços.
Para uma coerente intervenção no local foram estudados os condicionantes naturais e antrópicos locais, além da legislação urbanística e ecológica vigente.

Planta Baixa Pavimento Térreo

O pavimento térreo tem como elemento principal a praça externa (item 1), qual segue a cota do nível mais alto da declividade do terreno. Este ampla praça representa uma continuidade do espaço urbano, promovendo assim um ambiente democrático para a comunidade local. A partir dessa praça são agregados outros elementos de acesso livre, a saber: uma horta urbana para a comunidade (item 2), o Foyer de acesso ao Cineteatro (item 3) e um café, a fim de promover o lazer e o encontro entre as pessoas. Os demais equipamentos voltados para o público específico podem ser acessados a partir da portaria localizada no bloco de circulação vertical (item 5). A partir dessa praça externa também é possível o acesso ao Parque Ecológico da Lagoa, o qual será melhor abordado na próxima postagem.



Panorama da Praça Externa - Espaço para o encontro, contemplação e acesso ao parque de orla lacustre.


 Panorama da Praça Interna - Espaço para o encontro do público do CUCA. Possibilidade de comunicação visual para as diversas atividades realizadas em seu interior.


Foyer do Cineteatro - Espaço para compra de bilhetes, encontro e acesso secundário ao CUCA.


Cineteatro - Possibilidade de exibição de filmes, palestras e apresentações culturais diversas.


Planta Pavimento Superior

O pavimento Superior concentra as atividades didáticas do CUCA. Acessado pelo bloco de circulação vertical (item 1 e item 2) este nível disponibiliza uma grande área de concentração (item 3), o qual proporciona boas visuais internas e externas ao edifício. Também foi prevista uma outra área reservada para estudos (item 4) a qual é associada à biblioteca (item 5). No centro deste pavimento foi prevista uma abertura central, em torno da qual estão dispostas as oficinas ( de Artes Plásticas - item 6, Artes Cênicas - item 7, Gastronomia - item 8, Dança - item 9, Música - item 10, Fotografia - item 11, Literatura/Inglês - item 12, Estúdio de Audio/Rádio  - item 13, Estúdio de Vídeo - item14, Laboratórios de Informática - item 15 e Cineclube - item 16.


 Biblioteca - Principal equipamento indispensável em um Centro Cultural.



Laboratório de Informática - Criação de oportunidades profissionais para a juventude.


Oficina de Dança - Uma das diversas oficinas que promovem a produção cultural e atividades de inserção da juventude na sociedade.


Planta Pavimento Inferior (Semi-enterrado) 
 
O pavimento inferior aproveita o desnível existente no terreno, o qual declina 2 metros em relação ao pavimento térreo. Sendo essa uma altura insuficiente para um pé-direito subsolo, optou-se por um pavimento semi-enterrado, no qual é possível a adoção de aberturas para ventilação e iluminação satisfatórias. O bloco de circulação vertical (item 1), que também possui banheiros para o público (item 2), também é contemplado com uma rampa que dá acesso a uma área de concentração, verdadeira praça interna (item 3), com vegetação e luz solar proveniente da claraboia na coberta. Neste pavimento são disponibilizadas atividades esportivas exclusivas aos associados como área de lutas e academia (item 4 e item 5), além de piscina semi-olímpica, quadra poliesportiva alocadas em um grande ginásio coberto (item 6). O ginásio é dotado de arquibancadas para 500 pessoas e vestiário próprio (item7). Outro uso previsto para este pavimento é destinado ao gerenciamento do CUCA. Todos os espaços administrativos (item 8), espaços de apoio à comunidade (salas de multiuso - item 9) e espaços de serviço (itens10 a 15), estão alinhados com um corredor que converge para a doca (item 16), onde são realizadas carga e descarga de materiais, servindo também de estacionamento de funcionários, além das casas de lixo e gás (item 17). A praça interna também dá acesso ao bloco do anfiteatro (item 18 e 19), onde estão situados sala de projeção, banheiros para o público e toda a área de espetáculos. O item 20 representa o acesso ao campo de futebol socity a partir do nível inferior.



Lutas e Academia - Área reservada para prática de artes marciais com 2 tipos de tatames (Karatê e MMA), além de área para preparo físico (academia completa).


 
Ginásio Coberto - Quadra Poliesportiva com arquibancada, vestiário e depósito.



Ginásio Coberto - Piscina Semi-Olímpica. Destaque para a permeabilidade visual alcançada pelo fechamento lateral do ginásio com plano vazado composto por painéis metálicos perfurados e contraventados.




Campo Society - reservado para os usuários do CUCA, com acesso pelo nível semienterrado. Possibilidade de abertura para a comunidade com acesso pelo Parque de Orla Lacustre.


 Cortes -  Concebidos para uma melhor compreensão da comuncação entre os elementos essenciais do edifício: A Praça Externa, O Bloco Suspenso, O Bloco do Anfiteatro (em concreto armado) e o Ginásio Coberto.

Fachadas - Revelando os elementos constituintes da envoltória do edifício com destaque para as soluções de vedação vazada e para proteção do interior da edificação contra insolação.


 


Perspectiva Isométrica Explodida - Indica o esquema estrutural através do qual é constituído o edifício do CUCA.

Condicionamento Ambiental - O edifício foi concebido para garantir a fluidez da ventilação e o devido sombreamento nos espaços internos do edifício. Parte da praça externa acaba se configurando como área sobreada durante todo o dia, viabilizndo sua contínua apropriação. A coberta foi inclinada à semelhança de um Chad para induzir a retirada do calor produzido no interior da edificação. Uma clarabóia foi prevista para permitir a iluminação da praça verde interna, com a devida filtragem da radiação solar.
 

Detalhe Brises - Proteção contra a insolação prevista por brises horizontais concebidos pela disposição ritimada e viva em cores quentes. Como reforço para a proteção contra isolação é previsto um plano de esquadrias basculantes, dispostas entre os brises, os quais captam os ventos predominantes.





Detalhe Esquadrias - Esquadrias basculantes dispostas seguindo o ritmo dos vãos proporcionados pelos brises horizontais.



No próximo post será abordado a nova relação deste edifício com o seu entorno, ocasião na qual será apresentado o masterplan da intervenção prevista para o entorno da Lagoa de Porangabussu, de modo a impactar positivamente a comunidade e o meio ambiente local.



18 comentários:

  1. Sou especialista em Análise Ambiental Urbana. Achei o projeto maravilhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celso, obrigado pelo elogio! Sucesso em todos os seus projetos!

      Excluir
  2. ola, ótimo projeto, estou procurando por uma planta de piscina esportiva, teria como me mandar essa sua em dwg? abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá Anônimo! Preciso te informar que a piscina utilizada no projeto não contém as dimensões exatas de uma piscina semi-olímpica (porém chega bem perto disso)Se mesmo assim você quiser o arquivo do projeto, posso te enviar por email. Deixa aqui nos comentários ok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, gostaria da planta desse projeto em dwg, sou estudante de arquitetura e achei esse projeto interessante

      Excluir
  4. olá, parabens pelo projeto!
    gostaria do dwg da piscina semi-olimpica. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. olá, parabens pelo projeto exelente!
    gostaria do dwg da piscina semi-olimpica. Abraço!
    Se puder me enviar vilcapucho@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Paulo, que legal o seu projeto! O impressionante é que estou fazendo um projeto muito similar nesse semestre da faculdade, ahaha. Tenho algumas dúvidas em relação ao funcionamento da estrutura no meu e seria bem legal se pudesse ver o seu com mais detalhes. Seria muito chato te pedir pra mandar por email? É ancount.sso@gmail.com. Obrigada pela atenção e parabéns pelo bom resultado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônima! Tudo bom? Tentei enviar um material para esse email mas não deu certo. Tenta acessar o caderno desse TCC pelo ISSUU! Segue abaixo o link:
      https://issuu.com/paulowale/docs/tfg_paulovale

      Se precisar de algo mais me manda o teu email ok? Abraço e sucesso em seu projeto! ;)

      Excluir
    2. Paulo, poxa! Peço muitas desculpas pela demora em agradecê-lo! O link foi de imensa ajuda. E o projeto foi sucesso, rs :)

      Muito obrigada por ter retornado. Fez a diferença.

      Grande abraço

      Excluir
  7. ola Paulo, primeiramente parabéns pelo belíssimo trabalho, estou fazendo um centro cultural tbem como tema de TFG, e gostaria se possivel seu arquivo dwg para ver melhor os detalhes, meu email fernanda.l.dionizio123@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Ola Paulo adorei o projeto, estou trabalhando em um centro esportivo na faculdade e adoraria se pudesse me enviar por e-mail o arquivo do projeto para eu apresentar como um estudo de caso, ficarei muito agradecida. Abraços
    E-MAIL: queilanebenjamim@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Poxa pessoal, desculpa pela ausência! Muita correria nesses dias e não tive tempo de parar para olhar o blog! Espero que tenha dado tudo certo enfim! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  10. THAIS BARROS PASSOS5 de maio de 2019 às 22:11

    Paulo, estou boquiaberta, estive procurando por imagens da Lagoa do Porangabussu, objeto do meu TFG (clínica psicológica com revitalização do entorno) e percebi que você escolheu o mesmo terreno que eu, no mesmo local, com várias considerações que eu mesma escolhi.
    Seu trabalho está maravilhoso, passei mesmo só pra dar parabéns por isso.
    Espero que meu projeto tenha o mesmo impacto positivo que o seu me causou. Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Thaís, fico feliz por vc ter curtido o meu TFG! Realmente foi muito desafiador! A Lagoa de Porangabussu e seu entorno são belíssimos e com um potencial ainda não devidamente explorado. Gostei muito da sua escolha! O local e o tema têm grande afinidade, afinal lá funciona um grande polo da área da saúde de Fortaleza! Desejo sucesso em seu projeto! Que ele traga uma boa contribuição para a sociedade e para o meio ambiente! Vai dar certo!

    ResponderExcluir
  12. Adorei o Projeto, parabéns pelo trabalho !

    ResponderExcluir
  13. Adorei o projeto, estou fazendo um parecido, pode me mandar em dwg? o email é queziaaarq@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Olá, gosto muito do seu projeto e estou aproveitando a quarentena para estudar um pouco e aprender mais a usar o cad, teria como enviar o dwg do seu projeto? faço arquitetura na unip e seria de grande ajuda, meu email é karolannycda@hotmail.com

    ResponderExcluir